Dados
dos clientes são armazenados em servidores digitais protegidos. Quem tiver o
certificado terá todos os dados preenchidos automaticamente.
O
prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda neste ano já está
aberto. Desta vez, os brasileiros começam a conhecer uma opção mais ágil para
acertar as contas com o leão. RG, CPF, comprovante de residência, escolha de
senhas, registro de biometria, pagamento de taxa. Tudo para autenticar o
chamado certificado digital.
O
certificado digital é como uma assinatura reconhecida em cartório, só que na
internet. Isso prova de que você é você mesmo. Quem regulamenta é o Instituto
de Tecnologia da Informação, ligado ao ministério da Casa Civil. Além disso,
poucas empresas estão autorizadas a emitir esse carimbo online.
Segurança
é uma das exigências que o Instituto de Tecnologia da Informação faz às
autoridades certificadoras. Os dados dos clientes são armazenados em servidores
que ficam numa sala cofre a cinco portas, sendo três delas de aço. Nesses
sistemas, só passam técnicos autorizados e identificados por biometria.
Neste
ano, a Receita Federal decidiu usar a ferramenta para as declarações de Imposto
de Renda. Para quem já tiver o certificado, a Receita vai preencher
automaticamente alguns dados da declaração, aqueles já informados pelas
empresas empregadoras.
A
novidade traz agilidade e segurança na declaração, segundo as empresas
certificadoras. Ou seja, você já sabe o que está na base da Receita e evita
aquela situação em que, às vezes, pode ter um erro de digitação ou até mesmo
receber um comprovante com informação equivocada. Aí você acaba fornecendo uma
informação diferente do que a Receita recebeu.
A
ideia é que essa declaração, que está começando agora, se torne a principal
declaração, com o contribuinte recebendo todas as informações e apenas
conferindo esses dados e reenviando à Receita Federal.
*Contate
a Invia Certificação Digital (E-mail: invia@invia.com.br / Fones: 51 –
3084.4996 / 51 – 3086.4996).
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