quinta-feira, 22 de maio de 2014

Qual é a melhor dieta para o coração?

O caminho para uma vida saudável começa na cozinha

Já diziam nossos avós: a maneira mais rápida de conquistar o coração é pelo estômago. Se o ditado é verdadeiro para sentimentos, também é válido à saúde. Para a Doutora na área de Obesidade, nutricionista Flávia Felippe - diretora do Leve Flávia Felippe, o mesmo prato que faz você se sentir feliz e satisfeito, tem uma influência direta sobre o bom ou mau funcionamento do coração. Assim, o primeiro passo para cuidar dele é colocar ordem na cozinha e nos hábitos.

“A forma como cozinhamos os alimentos é muito importante, não só porque pode influenciar o equilíbrio alimentar, mas também porque é determinante no prazer de comer. Com o atual estilo de vida apressado, as pessoas têm cada vez menos tempo para cozinhar. No entanto mesmo sem ter que passar várias horas na cozinha, é possível fazer refeições rápidas, saudáveis e plenas de sabor”, destaca Flávia.

De acordo com a Doutora, é normal pensar-se que apenas os alimentos cozidos ou grelhados são permitidos numa alimentação saudável, mas não é verdade. “O que influencia realmente a culinária são as quantidades de sal e de gordura e a temperatura a que se submete os alimentos”, pontua.

Métodos de cozinhar como estufar, saltear ou assar no forno podem ser fantásticos e cheios de sabor. Está nas suas mãos fazer a diferença:

- Utilize gordura de boa qualidade e em pequena quantidade.
- Não deixe a gordura atingir temperaturas elevadas. Se adicionar um pouco de líquido, como água ou vinho branco ou uma marinada, evita que a temperatura aumente e “queime” a gordura.
- Diminua as quantidades de sal que adiciona aos alimentos.
- Use e abuse das ervas aromáticas, condimentos e marinadas.
- Faça caldeiradas, jardineiras e ensopados, misture vários alimentos no mesmo recipiente, assim aumenta o sabor do “prato” e a diversidade de nutrientes.

“São pequenos cuidados, que associados à sua imaginação podem proporcionar prazer e saúde à sua mesa”, ressalta a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário