quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cérebro: o verdadeiro órgão sexual

Mitos e verdades dos afrodisíacos

Quem pensa que comer uma simples ostra pode resultar em noites de amor incríveis, está enganado. Boa parte do que se diz sobre os afrodisíacos é lenda e NÃO possui comprovação científica. Isso não significa que eles não possam dar uma "forcinha" na hora H, estimulando outras funções fundamentais para o ato sexual, como a capacidade de fantasiar e de provocar.

"O verdadeiro órgão sexual é o cérebro. Se ele não funciona bem, o resto falha. No sexo, não tem nada mais importante que o poder de sugestão", avalia o especialista em Infertilidade e em Sexualidade Humana , médico Sérgio Iankowski.

Alguns alimentos, no entanto, quando INCLUIDOS na rotina alimentar, podem trazer alguns benefícios na hora do sexo. "Não existem pesquisas conclusivas a este respeito, mas alguns alimentos podem aumentar a circulação sanguínea, atuar no sistema nervoso central e aumentar a produção dos hormônios sexuais, melhorando a libido, aumentando a sensação de prazer, o tempo de ereção e até a lubrificação vaginal", explica Iankowski.

Mito e verdade sobre afrodisíacos

1 - Comer ostras é garantia de uma boa noite de amor?

    FALSO: rica em zinco, ela ajuda na espermatogênese e contribui para a formação de testosterona, o hormônio masculino. Mas comer antes do ato sexual não terá qualquer efeito. É preciso incluir na dieta não só a ostra, como outros alimentos que contenham zinco, encontrado em carnes magras, iogurtes e cereais enriquecidos.

2 - Comer alimentos em formatos que lembram os órgãos sexuais masculino e feminino pode ajudar na hora do sexo? 

     PARCIALMENTE VERDADEIRO: essa afirmação tem origem em crenças orientais antigas, mas não há nada comprovado. O que pode acontecer é o apelo visual acabar ativando a fantasia das pessoas e aumentando a excitação. Mas seria apenas pela sugestão.

 3 - Ginseng e açafrão podem melhorar o desempenho sexual?

      PARCIALMENTE VERDADEIRO: alguns especialistas acreditam que por ativarem a circulação, esses alimentos poderiam oferecer uma melhora no desempenho sexual. Já outros afirmam que as pesquisas feitas até então só atestaram a estimulação sexual em ratos, mas não há estudos que comprovem os mesmos efeitos em humanos.

4 - Ovo de codorna tem fama de afrodisíaco, mas não é?

      PARCIALMENTE VERDADEIRO: não há nenhuma comprovação científica, mas muitos especialistas acreditam que alguns nutrientes presentes no ovo estimulem ações fundamentais para o ato sexual. As vitaminas do complexo B, por exemplo, estimulam a glândula suprarrenal, dando ao indivíduo a sensação de poder e ânimo. Já a vitamina E melhora o cansaço e dá a sensação de bem-estar.

5 - Chocolate estimula o prazer sexual?

     VERDADEIRO: além de possuir propriedades estimulantes, o chocolate aumenta a produção de serotonina no cérebro da pessoa, deixando-a mais relaxada durante o ato sexual, o que pode aumentar a sensação de prazer.

6 - No Brasil, temos a catuaba, que aumenta o apetite sexual? 

     FALSO: o mito surgiu do sabor amargo que este alimento possui, mas não há nenhuma comprovação científica de seus poderes afrodisíacos.

7 - Especiarias devem ser incluídas na dieta de quem quer ter um melhor desempenho sexual?

       VERDADEIRO: o cravo, a noz moscada, a canela e a mostarda, por exemplo, podem provocar o aumento da secreção de lubrificante vaginal e da produção de testosterona no homem. E por conferirem um sabor diferenciado aos pratos, podem servir como um aperitivo para uma noite romântica.

8 - Alimentos picantes podem ajudar a ter uma noite excitante de amor?

     PARCIALMENTE VERDADEIRO: o sabor picante pode ser provocante antes do ato sexual. Mas diretamente, esses alimentos não estimulam a libido. O que eles causam é uma maior atividade metabólica em geral, o que aumenta o calor corporal e a sensação de bem-estar. Mas esse estímulo extra é apenas psíquico.

9 - Alimentos energéticos, como o amendoim, são afrodisíacos?

    PARCIALMENTE VERDADEIRO: as oleaginosas são ricas em ômega-3 e antioxidantes que podem melhorar a circulação e a lubrificação das mucosas, além de dar mais energia. Mas ainda não foi comprovado que sua ingestão tem ligação direta com uma maior excitação sexual.

10 - Comer romã antes do ato sexual ajuda a ter mais prazer?

       FALSO: não há qualquer comprovação científica sobre isso. No entanto, a romã possui polifenóis, que ajudam na circulação sanguínea. Quando melhora a circulação, melhora também a libido, pois um tecido com mais sangue, leva mais sensações ao cérebro, tanto na mulher como no homem. Por isso, ele pode ser incluído na dieta para se obter esses benefícios.

11 - Álcool aumenta a excitação sexual, mas faz "brochar"?

      VERDADEIRO: o álcool provoca o desejo, porque quem o consome se sente mais solto e desinibido. Mas logo após a euforia inicial, ele gera uma baixa no humor, o que pode inibir a ação sexual. Quando consumido em excesso, esses fatores se potencializam e podem até fazer a pessoa "brochar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário