sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Missão de conscientizar deve ser comemorada no País

Em um mês particularmente especial para a área de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, os prevencionistas têm dois bons motivos para comemorar. Em 27 de novembro é lembrado o Dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, que há 28 anos tiveram regulamentado o exercício de suas profissões pela Lei nº. 7.410/1985.

Mais recentemente, em 7 de novembro de 2011, outra importante conquista: a criação da PNSST (Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho), por meio do Decreto nº 7.602.

A carreira de engenheiro de Segurança do Trabalho (assim como a de médico do Trabalho) foi autorizada pelo Ministério do Trabalho em 1944. Não havia, no entanto, formação para esses profissionais, como recorda a engenheira e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gerenciamento Ambiental, Maria Regina Pereira Buss, diretora da Mareg Engenharia de Segurança. “Elas existiam na legislação, mas não tinham como atuar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.”

A partir de 1985 foram definidas regras para a formação de engenheiros e técnicos de segurança, e o 27 de novembro se tornou um importante marco não só para a área, mas para toda a sociedade, avalia Maria Regina.

Para a diretora da Mareg Engenharia de Segurança  a data é muito apropriada para se refletir sobre o papel desse profissional no contexto da Saúde e Segurança do Trabalho no país. “É preciso analisar a profissão e como a sociedade a vê. Acima de tudo, é o momento de nos unirmos em um manifesto pelas dificuldades que encontramos em defesa da prevenção”, pontua.

Maria Regina Pereira Buss - Engenheira e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gerenciamento Ambiental / Diretora da Mareg Engenharia de Segurança (www.mareg.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário