quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dicas à “RAINHA DO LAR” - 7 erros inadmissíveis na limpeza

Adoção de cuidados singelos podem evitar CONTAMINAÇÃO às pessoas e DANOS IRRECUPERÁVEIS a móveis e utensílios.

Limpeza inteligente... A faxina da casa envolve questões inimagináveis!!!! Na guerra contra a sujeira, erros são cometidos e danos irreversíveis acontecem. “Ficar atento evita problemas de saúde e perdas irreparáveis a móveis e utensílios”, salienta o especialista Alexandre Kohn, diretor da KM Limpezas Especiais.

Antes de começar a limpeza, o mais indicado é planejar. Enganos comuns conseguem ser evitados, quando as características dos locais a serem limpos são conhecidas. Por isso, é necessário saber exatamente quais os tipos de revestimentos e materiais estarão presentes nos ambientes. Para facilitar o trabalho, o  especialista relaciona os sete erros mais frequentes da faxina. Não escorregue nessas “bolhas”.

7 erros mais comuns

1 – Ignorar o perigo da palha de aço
Palha de aço enferruja. A limpeza com ela precisa ser cautelosa, para não ocorrerem danos. Se deixarmos fiapos da palha no mármore branco, não haverá retorno e a superfície será irreversivelmente danificada. A questão se repete na limpeza de esquadrias, pois a ferrugem destruirá o metal.

2 – Usar produtos “multiuso” de maneira indevida
A fama dos tão conhecidos “multiuso” deve ser entendida com cuidado na faxina. Tais produtos devem ser usados apenas em superfícies laváveis, como cerâmicas paredes e  plásticas. Nada de aplicá-los em superfícies como madeiras, metais e tacos.

3 – Usar sabão em pó nos pisos
O produto pode até parecer inofensivo, mas não é. Ele contém fórmulas extremamente alcalinas, de acidez compatível à da soda cáustica, e causa corrosão no piso se usado com frequência. A superfície parecerá limpa, mas serão criados microburacos que passarão a acumular sujeira.

4 – Limpar ambientes diferentes com o mesmo pano
O problema de fazer a limpeza da casa usando o mesmo pano é a distribuição das bactérias. Espaços de gordura intensa – a cozinha, por exemplo – têm microorganismos típicos que não devem estar presentes nos demais ambientes.

5 – Uso indiscriminado de desinfetantes
Investir no produto durante a limpeza do chão de qualquer ambiente da casa é um erro. Desinfetantes precisam ter uso restrito. O conceito de desinfecção é necessário em locais onde tocamos com as mãos. O chão deve ser limpo com detergente neutro e não necessariamente desinfetado.

6 – Pouco cuidado no uso de álcool e cloro
O álcool não deve ser usado em superfícies emborrachadas, pois enrijece os materiais. Sua aplicação precisa acontecer, no mínimo, três vezes sobre o mesmo local para alcançar o resultado desejado. Já o cloro é extremamente corrosivo e precisa ser evitado em superfícies metálicas (como aço inox e ferro).

7 - Lavar roupas íntimas junto de toalhas
A lavagem da roupa deve considerar ainda aspectos como a presença de bactérias. Desse modo, toalhas e roupas íntimas devem ser lavadas separadamente para não haver contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário