sexta-feira, 28 de março de 2014

Trabalhadores expostos a própria sorte até quando?

Desabamento de obra deixa três operários soterrados na Capital

Três trabalhadores ficaram feridos na queda da laje de uma obra na Avenida Oscar Pereira, Bairro Glória, em Porto Alegre, no início da noite desta sexta-feira (28). O acidente ocorreu quando os operários espalhavam cimento em cima de uma das lajes. O cimento era colocado por um caminhão estacionando nas proximidades. Segundo a Brigada Militar, a estrutura não aguentou o peso do cimento e cedeu.

Para a especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gerenciamento Ambiental, Maria Regina Pereira Buss - diretora da Mareg Engenharia de Segurança – (www.mareg.com.br), entre os vários riscos que os trabalhadores da construção civil estão expostos durante as suas atividades num canteiro de obra, estão os riscos que envolve uma concretagem de laje, viga e pilar de uma construção.

“Além dos riscos de queda em altura, choque elétrico existe o risco do trabalho em estruturas provisórias como o sistema de formas e de escoramento destas lajes, vigas e pilares que estão recebendo o concreto, onde atua uma carga diferente da carga que a estrutura final está calculada para receber, não ser projetada por profissional habilitado e fiscalizada durante e após sua execução. O risco do colapso destas estruturas trás consequências trágicas colocando em risco a vida e a saúde dos trabalhadores”, esclarece a Engenharia de Segurança do Trabalho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o estado dos feridos é estável. Eles estão sendo removidos para o Hospital de Pronto Socorro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário