segunda-feira, 14 de julho de 2014

Disfunção erétil: a cada 10 novos casos, 9 são sedentários e 4 são fumantes

Um milhão de novos casos de disfunção erétil são registrados no País por ano, sinaliza a Sociedade Brasileira de Urologia. Esse quadro se torna mais grave somando-se tal dado aos 25 milhões de brasileiros com idade superior aos 18 anos, acometidos pela dificuldade de ereção em pelo menos uma vez na vida. Levantamento do Centro de Referência da Saúde do Homem - órgão da Secretaria de Estado da Saúde em São Paulo - divulgou que 90% dos impotentes são sedentários – a ponto de não fazerem qualquer exercício, nem nos fins de semana. Ao mesmo tempo, 40% deles também são fumantes.

Porto Alegre: primeiro lugar em tabagismo e obesidade

Em 2014, dados anunciados em pesquisa do Ministério da Saúde apontam que Porto Alegre possui uma população de mais de 794 mil obesos e 242 mil fumantes. Ou seja, atualmente a população de fumantes na cidade representa uma parcela de 16,5% do total de habitantes. Assim, a capital gaúcha segue liderando o ranking nacional de consumo de cigarros e é a segunda em sobrepeso. 

De acordo com o especialista em Infertilidade e em Sexualidade Humana, Doutor Sérgio Iankowski*, a ligação do sedentarismo com a disfunção erétil é indireta. “A dificuldade está relacionada ao resultado da inexistência de atividade física, com a obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Esses são problemas que conduzem ao surgimento ou à piora da disfunção”, alerta.

Já a relação da dificuldade de ereção com o tabagismo é ainda mais direta. O cigarro prejudica a vascularização sanguínea, que por sua vez reduz a quantidade de sangue até os corpos cavernosos do pênis. “É frequente que fumantes com mais de 55 anos apresentem algum grau de impotência”, declara Sérgio Iankowski.

(*) Dr. Sérgio Iankowski
- Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
- Possui pós-graduações em Infertilidade - pela Fundação Universitária de Fertilidade e Endocrinologia (FUEFE) e pela Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha - e em Sexualidade Humana pela Universidade Tuiuti do Paraná.
- Integra a Internacional Society for Sexual and Impotence Research (ISSIR), a Sociedade Brasileira de Andrologia (SBA) e a Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH).
- Autor do livro Ereção e Falha, Falhou Por quê?
- Dirige o Instituto de Infertilidade e Andrologia, desde 1983. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário