terça-feira, 22 de julho de 2014

Leite é insubstituível

Foi a conclusão do 1º HappyNutri realizado pelo SINURGS

Ingerir ou não a bebida...??? Foi  o tema do encontro promovido pelo Sindicato dos Nutricionsitas no Rio Grande do Sul (Sinurgs) no último dia 18, no Absoluto Café.

A veterinária do SindilatRS, Letícia de Albuquerque Vieira Cappiello, afirmou: “o leite é insubstituível e não existe similar, tanto que erroneamente chamamos leite de soja, coco e amêndoas, por exemplo”.

Segundo a veterinária, além de imprescindível, beber leite é muito seguro. “O consumidor está correndo risco? Não. É claro que existem as fraudes, mas o percentual de impurezas que foi encontrado no leite é muito baixo.
A presidente do Sinurgs, nutricionista Maria Terezinha Oscar Govitatzki, questionou a fiscalização do leite. "Existem três tipos de fiscalização: a municipal que fica a cargo do município, a estadual e a federal que é considerada a mais completa, uma vez que aplica 26 tipos de análises no produto. No entanto, o Rio Grande do Sul não está medindo esforços para ampliar e qualificar a sua etapa de inspeção", respondeu a veterinária.

No debate foram analisados também os pontos negativos da ingestão do leite que podem ir da intolerância à lactose ao uso de antibióticos utilizados no gado leiteiro. Os nutricionistas ratificaram a premissa de que o cálcio é fundamental na dieta humana e que é mito a afirmação de que o leite pode ser prejudicial à saúde.

“Nosso papel é esclarecer a sociedade quando ingerir, como ingerir e porque ingerir o leite criando uma dieta balanceada e saudável. O leite é o alimento mais rico em cálcio que podemos encontrar na cadeia alimentícia”, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário