segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vitamina D - Remédio para cura de diversas doenças ou elixir de esperança?

Sindicato dos Nutricionista  promove encontro para debater MITOS & VERDADES sobre a sua utilização

A Vitamina D, que é  encontrada de maneira reduzida na dieta alimentar e em maiores quantidades através da ação do sol sobre a pele, é atualmente um dos nutrientes mais debatidos pela comunidade científica internacional e será tema do 2º HappyNutri - encontro de estudos de nutricionistas e aberto a interessados, promovido pelo Sindicato dos Nutricionistas do Estado do Rio Grande do Sul (Sinurgs) no próximo dia 12.

A mídia que os benefícios do consumo da vitamina vem recebendo tem levado um segmento expressivo da sociedade a consumi-la sem a devida orientação, ainda que com inúmeras dúvidas do tipo: quando, onde e como deve-se ingeri-la. A presidente do Sinurgs, nutricionista Clínica e Social Maria Terezinha Oscar Govinatzki*, Doutora em Educação e  Mestre em Bioquímica afirma: “definitivamente, a Vitamina D faz parte do rol das nossas preocupações com a saúde”. Ela tem sido apontada como elemento fundamental para a vivência do conceito estar bem, apesar de profundas discussões sobre  seu real alcance. “O que sabemos - sem discussão - é que o nutriente tem como principais funções o metabolismo ósseo, a homeostasia do cálcio e recentemente o conhecimento dos benefícios em uma série de doenças. Ouve-se muito sobre a deficiência desta Vitamina que é um pró-hormônio, dando a impressão que já teríamos uma pandemia”, pondera a nutricionista.  

Indagada a respeito do que é mito ou verdade, a Doutora coloca:

- Várias linhas de discussão são travadas acerca do assunto. Mais recentemente, trabalhos demonstraram que a Vitamina D em altas concentrações pode impedir os avanços da esclerose múltipla e várias doenças auto-imunes. Por outro lado, correntes defendem que ainda não há comprovação científica do fato, preconizando mais estudos sobre o assunto. A Academia Brasileira de Neurologia propõe estudos mais aprofundados para a reflexão: É a Vitamina D realmente um remédio para muitos formatos de graves doenças ou somente um elixir da esperança da cura? Por sua relevância e oportunidade foi eleito como pauta do nosso próximo encontro, quando estaremos discutindo o que é mito e o que é verdade.

SERVIÇO
O que? 2º HappyNutri / Vitamina D - Mitos e Verdades
Quando?  dia 12 (sexta-feira)
Horário? 18h30min
Como participar? Interessados devem garantir sua presença no Encontro através do fone 51 – 3225.3141, das 13h30 às 18h30.
Valor do ingresso? O evento é gratuito. O participante pagará apenas por sua consumação no La Cafetaria (consumação mínima de um café).  
Local? La Cafetaria - Avenida Osvaldo Aranha, 1098 - Bom Fim, Porto Alegre - RS
Informações? sinurgs@ig.com.br  ou  51 – 3225.3141, no horário da 13h30 às 18h30.

(*) Maria Terezinha Oscar Govinatzki é Nutricionista Clínica e Social, Doutora em Educação, Mestre em Bioquímica, Presidente do Sindicato dos Nutricionistas no Estado do RS, Presidente da Sociedade de Nutrição Clinica e Social no Estado do RS, Vice-presidente da Confederação Nacional dos Nutricionists e Membro do Conselho Geral da Confederação Sindical Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário